Prefeitura adquire container para sede de castração de cães e gatos

Publicado em 23/07/2020 às 16:55 - Atualizado em 28/07/2020 às 18:31

Nesta quinta-feira, 23, a Prefeitura Municipal de Garopaba, junto com a Secretaria de Agricultura e Pesca, recebeu o container que foi adquirido pelo município para ser local de castração para cães e gatos.

O container possui 12 metros, e vai ficar localizado no bairro Ambrósio, na rua Maria Carolina de Abreu. Poderão utilizar os serviços gratuitos de castração social o proprietário cadastrado e que recebe no máximo 2 salários mínimos. (comprovados com contracheque), o local de cadastro ainda será definido.

Segundos dados levantados estima-se que exista no município 4.519 (quatro mil quinhentos e dezenove) cães e 792 (setecentos e noventa e dois) gatos em domicílios,  dando um total de 5.311 animais, comparando com dados da população de crianças de 0-9 ano no município (dado do IBGE) que seriam de mais de 3000 (Três mil) crianças, a população de cães e gatos está quase o dobro. Com isso, o prefeito Sérgio Cunha declara que está aquisição será muito importante para a população de Garopaba. "Ter um local apropriado para disponibilizar serviços de qualidade é com certeza um grande avanço para a cidade", conclui.

O Plano Municipal para controle de natalidade de cães e gatos tem parceria com a Secretaria de Saúde de Garopaba. De acordo com o médico veterinário Kleber Linhares, esse plano será dividido em 2 programas: Esterilização de cães e gatos e Programa de atividade educacionais.

O valor total investido no container foi de R$53 mil reais e o valor da obra para instalação foi de R$ 31.289,11. O próximo passo é adquirir os materiais e equipamentos de trabalho, após isso, as atividades estarão liberadas no local.