Prefeitura migra para o sistema tributário em nuvem

Publicado em 12/05/2020 às 16:02 - Atualizado em 12/05/2020 às 16:03

A Prefeitura Municipal de Garopaba migrou para a tecnologia em nuvem que facilita a rotina de trabalho e aumenta a produtividade dos servidores. Além disso, ela proporciona economia com infraestrutura física, garante maior segurança dos dados e oferece mais autonomia ao cidadão. Assegura maior interatividade entre o ambiente interno e externo.

O registro de boletos bancários passou a ser uma exigência do Banco Central em 2019 e uma grande dificuldade para empresas e serviço público, uma vez que para ser pago o boleto emitido precisava da entrega eletrônica de uma cópia do boleto ao banco, o que tem sido um desafio para técnicos de redes e programadores. Com esse novo sistema o contribuinte poderá emitir e pagar seus boletos imediatamente.

O grande diferencial do novo sistema é a velocidade de processamento das requisições e a usabilidade. Agora ao invés de  ser instalado no computador do usuário, o sistema é usado em qualquer dispositivo conectado a internet.

Outra vantagem é a banco de dados único, possibilitando que todos sistemas usados na prefeitura compartilhem dessa mesma base de pessoas, trazendo mais organização.

Outras melhorias virão após a conclusão dessa migração do sistema tributário, por exemplo, o sistema de protocolo será integrado ao mesmo em tempo real e os processos mais rápidos e de forma digital.

De acordo com o setor de informática, no momento existe uma dificuldades no atendimento de algumas requisições, mas, vale ressaltar, que toda mudança exige um esforço, e assim teremos uma melhoria significativa nos serviços de atendimento ao cidadão e profissionais.

Mais benefícios:

- Aumenta a velocidade de atendimento;

- Reduz Custos para o município;

- Otimização de mão de obra.