Prefeitura pede a colaboração da população para não jogar lixo em áreas públicas

Publicado em 23/01/2020 às 14:14 - Atualizado em 23/01/2020 às 14:14

A Prefeitura Municipal de Garopaba pede a colaboração da população a participar e ajudar o poder público a manter a cidade limpa não jogando lixo nas áreas públicas. Na última semana a equipe da Secretaria de infraestrutura encontrou uma grande quantidade de lixo jogado ao redor na nova praça construída no bairro Campo Duna.

O Governo Municipal pede a conscientização das pessoas que ao fazerem seu lanche nas áreas públicas depositem o lixo na lixeira.

Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar.

A Secretaria de Infraestrutura orienta também, aos moradores que amarrem bem as sacolas, para que os garis possam fazer a coleta sem deixar cair lixo no chão. Lixo esse que muitas vezes acaba sendo levado pelas chuvas, espalhando pelas calçadas e ruas ocasionando o entupimento de bueiros.

Veja algumas orientações para a população ajudar a administração pública a manter a cidade limpa:

1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.

3. Coloque os sacos de lixo na frente da sua residência apenas nos dias de coleta. Caso tenha dúvidas sobre os dias e horários da coleta em seu bairro, informe-se com a empresa Resamb que atende em Garopaba pelo telefone (48) 3354-1663 ou através do site: www.resamb.eco.br

4. O material proveniente de sobras de material de construção, entulho de obras ou demolições ou mesmo uma pequena reforma são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contrate uma empresa credenciada para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública.

5. Material proveniente de folhas, galhos e podas de árvores dos jardins e quintais particulares não serão passíveis de recolhimento pelo serviço público de coleta domiciliar. Estes resíduos são de responsabilidades dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis e deverão ser removidos às suas expensas.