Gestores municipais de cultura reúnem-se em Garopaba para debater os novos desafios da área cultural de santa Catarina

Publicado em 13/05/2019 às 09:11 - Atualizado em 13/05/2019 às 09:12

Os desafios da gestão cultural dos municípios catarinenses diante das recentes mudanças realizadas pelos governos federal e estadual foi o principal tema dos debates do IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que ocorreu entre os dias 8 e 10, em Garopaba. “A preservação das manifestações culturais abre um espaço enorme para que se possa cumprir um importante papel econômico e também social”, ressaltou o vice-prefeito de Garopaba, Nilton Raupp, na abertura do evento. “É importantíssimo o momento para debatermos. Esse é o momento de mudança e vamos ter que debater aqui e entender o que está acontecendo, essa é a oportunidade”, colocou também o presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura – CONGESC, Jaime Batista.

Cerca de 200 participantes, entre prefeitos, vereadores, servidores, técnicos e gestores da área acompanham as palestras e oficinas do Fórum promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, a prefeitura de Garopaba e as Associações de Municípios de Santa Catarina. “A vinda do Fórum nos abre uma nova percepção de como a cultura é importante para o desenvolvimento das cidades, importante para que não esqueçamos nossas raízes, histórias, costumes e para que possamos valorizar todo legado deixado por nossos antepassados”, conclui o vice-prefeito.

O prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, representou a Federação Catarinense de Municípios – FECAM na solenidade de abertura, defendeu a união de esforços para o fortalecimento do setor cultural nos municípios. “Se capacitarmos nossos gestores municipais, com ao apoio do parlamento municipal, da câmara de vereadores, ouvindo a população, com o executivo aplicando ideias diferenciadas, é dessa forma que vamos dar o segundo passo”, disse ele.

A abertura contou ainda com a participação das deputadas estaduais Paulinha e Luciane Carminatti; a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Ana Lúcia Coutinho, o diretor de Departamento de Fomento Indireto, da Secretaria Especial da Cultura, Odecir Luiz Prata da Costa e o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marcondes Marquetti.

O prefeito de Garopaba, Paulo Sérgio Araújo, encerrou o evento, na manhã de sexta-feira (10), agradecendo os apoiadores do evento e a presença de cada um dos participantes que engrandecem a cultura dos municípios catarinenses.

O evento contou com o patrocínio da Viés Cultural Museologia e Patrimônio e a empresa Dois Pontos: Uma! Assessoria e Projetos. A realização foi da Escola de Gestão Pública Municipal.

Carta de Garopaba

Na manhã de sexta-feira (10), último dia do Fórum, o Comitê Gestor do CONGESC deu os encaminhamentos a Carta de Garopaba. A Carta representa os anseios dos gestores de cultura diante do Governo de Santa Catarina, da Assembleia Legislativa do Estado, da União, dos Municípios e das classes culturais e artísticas.

A Carta reforça a necessidade de ações conjuntas de alinhamento das políticas públicas de Cultura nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal. Ela será finalizada nos próximos dias e então remetida aos executivos e legislativos federais, estaduais e municipais.

Posse CONGESC

Ainda no último dia do evento, tomou posse a nova diretoria do Congesc. A eleição ocorreu no dia 26 de março, em Florianópolis, e para a gestão 2019/2020. A nova diretoria ficou assim constituída:

Presidente: Marcos Venício Montagna – Município de Navegantes (AMFRI)

Vice-presidente: Viviane Bueno - Município de Três Barras (AMPLANORTE)

Secretário: Jerry Andriani Laurindo - Município de São João Batista (GRANFPOLIS)

Secretário-adjunto: Jaime Luís da Silveira Batista - Município de Passo de Torres (AMESC)

Coordenador de Comunicação: Renan Higor Fedrigo - Município de São Lourenço do Oeste (AMNOROESTE)

Coordenador de Formação: Célia Regina de Bortoli - Município de Salto Veloso (AMARP)

Programação

Entre os temas abordados nesta edição estiveram as ovas Diretrizes de Políticas Públicas para a Cultura; Cultura, Economia Criativa & Cidades; Indicadores Culturais de Santa Catarina e Mapa da Cultura, foram alguns dos temas apresentados por importantes nomes do meio da estão cultura como a administradora Ana Carla Fonseca, o secretário executivo do Conselho Estadual de Cultura, Rosivaldo Flausino, a presidente da FCC, Ana Lúcia Coutinho, o diretor da Secretaria Especial de Cultura, Odecir Luiz Prata da Costa, entre outros.

O segundo dia foi marcado por oficinas de capacitação sobre os Sistemas de Cultura e seus desafios; Planos Municipais de Livro e Leitura: a biblioteca como núcleo; Economia Criativa e a Cultura na Gestão Pública e Financiamento da Cultura: Elaboração de projetos e Captação de Recursos.

O último ato do evento foi o sorteio a cidade sede do X Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. Quem receberá os gestores de cultura de todo o estado em 2019 será Ibirama, no Alto Vale do Itajaí.