Garopaba têm a melhor nota do Ideb entre as 22 cidades da Grande Florianópolis

Publicado em 04/09/2018 às 16:52 - Atualizado em 04/09/2018 às 16:52

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, divulgado nesta segunda-feira, 03, pelo Ministério da Educação, mostra que a cidade de Garopaba continua evoluindo muito na qualidade do ensino municipal. A cidade alcançou a nota 7.2, à melhor pontuação entre as 22 cidades que fazem parte da Granfpolis, na frente inclusive da capital Florianópolis (6.2). A média do Estado de Santa Catarina foi de 6.0, e a média nacional foi de 5.5.

Realizado a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação Básica no Brasil. Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino: a taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português, chamada Prova Brasil.

“A prefeitura de Garopaba tem investido muito em educação nos últimos anos e tem garantido um ambiente fértil para que nossas crianças demonstrem mais uma vez que a educação em Garopaba é levada a sério. Ficamos muito felizes em receber essa notícia, isso confirma nossas ações de valorização dos profissionais e alunos”, disse o prefeito Sergio Cunha.

Para a secretária de Educação e Cultura, Maria Nadir Araújo o trabalho feito com a equipe pedagógica, os constantes investimentos em materiais pedagógicos, construção de unidades, além das capacitações continuadas para os educadores são reflexos da alta qualidade do ensino fundamental. O que acrescenta e aperfeiçoa diretamente a qualidade do atendimento e do ensino ofertado às crianças. Com esse resultado temos a certeza e podemos afirmar com segurança que atingimos o patamar e know-how que nos permite caminhar de cabeça erguida, confiando numa gestão comprometida e humana, que nos faz enxergar um futuro de grandes realizações e conquistas para a educação municipal”, destacou.

Melhores Escolas

A rede municipal tem 12 escolas de ensino fundamental e 10 participaram da avaliação, pois para realizar a Prova Brasil a escola precisa ter pelo menos 10 alunos matriculados no 5º ano. Portanto, das 10 escolas que participaram, 9 apresentaram resultados oficiais, algumas com notas superiores à média, como é o caso da EMEF Paula Martins Pereira, em Areias de Palhocinha, que teve a nota (7.9), na sequência aparecem as escolas EMEF Januário Domingos Ferreira (Ressacada) com  (7.7); EMEF Professora Jandira Luisa da Silva (Palhocinha) com (7.3); EMEF Norberto José Floriano da Silva (Encantada) com (7.3); EMEF do Pinguirito com (7.0);  EMEF Agostinho Botelho (Capão) com (7.0); Escola Nova do Ambrósio com (7.0); Centro Educacional de Ibiraquera com (6.8); EMEF Ary Manoel dos Santos (Macacu) com  (6.1).