Data: 20/09/2010

IF-SC realiza pesquisa para definir cursos em Garopaba

A Coordenação de Implantação do Campus Avançado de Garopaba do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), está realizando pesquisa de demanda em parceria com as prefeituras de Imaruí, Imbituba, Garopaba e Paulo Lopes para levantar dados visando à definição das áreas dos cursos a serem oferecidos pelo Campus Avançado de Garopaba do IF-SC, que está em fase de implantação. A pesquisa foi elaborada pelo professor Fernando Goulart Rocha, do IF-SC, e está sendo aplicada nos quatro municípios  por meio de um questionário que foi elaborado com base nas propostas de cursos apresentadas na audiência pública realizada em 30 de julho, em Garopaba, com a participação de aproximadamente 500 pessoas.

Vão ser aplicados 420 questionários num raio de 50km a partir de Garopaba, sede do campus, com estudantes do último ano do ensino médio, desempregados, trabalhadores e gestores das áreas de cozinha, serviços de restaurante, edificações, hospedagem, enfermagem, informática, meio ambiente, produção de moda e vestuário, pesca e processamento de pescados, eletrônica e eletromecânica. A aplicação do questionário deverá ser aleatória e a proporção entre as classes sendo 40% para os trabalhadores, 30% para os gestores, 20% para os desempregados e 10% para os estudantes.

Foi realizada uma capacitação para os entrevistadores e promovidos encontros abertos para a população em cada município para informar e esclarecer sobre a pesquisa e solicitar apoio da comunidade para a realização dela.  As atividades contam com apoio das prefeituras, em especial das Secretarias Municipais de Educação, que colocaram à disposição os entrevistadores e vêm prestando efetivo apoio na realização dos trabalhos.

O professor João Pacheco de Souza, que coordena a execução da pesquisa e a implantação do Campus Avançado de Garopaba, estima a conclusão da aplicação dos questionários para o final de setembro e para meados de outubro a publicação dos resultados da pesquisa. "A pesquisa terá importante papel na definição dos cursos a serem criados, que, por sua vez, terão influencia na definição dos laboratórios e do quadro de pessoal a ser selecionado", explica Pacheco.

O Campus Avançado de Garopaba do IF-SC vai ser implantado no bairro Campo D'Una e vai oferecer cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos. Desde 2009, o IF-SC já oferece no município cursos de qualificação profissional em parceria com a prefeitura.

Busca de Notícias


até


Previsão do tempo




Prefeitura Municipal de Garopaba.